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Apresentando a Matéria (10/04/2023)

By Professor João Henrique da Silva (Via Moodle)

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Olá, alunos e alunas do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

É um prazer estar com vocês no componente curricular Filosofia da Educação: alteridade e diferença. A disciplina faz parte dos Fundamentos da Educação e da Educação Especial.

Esta disciplina concentrará na dimensão educacional que se encontra em diferentes abordagens filosóficas, mas nem sempre de forma explícita.

Diversos conceitos filosóficos perpassarão ao longo da disciplina, como epistemologia, ontologia, axiologia, práxis, método, conhecimento, democracia, cidadania, alteridade, diversidade, entre outros. O conceito educação é o pilar da disciplina, a partir do olhar da Filosofia.

Uma das principais finalidades da disciplina é fomentar o debate filósofo-educacional nos assuntos relacionados à educação, por meio da apresentação das teorias educacionais e dos conceitos de alteridade, diversidade e diferença.

O componente curricular abordará o ato de filosofar e o sentido do pensamento filosófico frente a outras expressões do pensamento, tais como a ciência e a arte, considerando os aspectos epistemológicos, ontológicos, axiológicos, históricos e políticos do conhecimento. Também contemplará investigações sobre as relações entre filosofia e educação e a atitude filosófica do educador. Apresentará as teorias educacionais que influenciaram as políticas e as práticas pedagógicas no Brasil. Também pretende abordar os conceitos de diversidade, diferença e alteridade para diferentes filósofos na contemporaneidade, assim como outros aspectos que perpassaram as obras dos filósofos que ajudem a problematizar a educação.

Informo que a disciplina possui uma programação extensiva de leituras com o objetivo de instigar a reflexão sobre a educação e a sociedade, por meio de referências importantes para o campo investigativo da filosofia da educação. Por isso, não deixe de postar suas dúvidas nos Fóruns e participar das videotutorias.
O objetivo geral da disciplina é de analisar a educação sob o prisma de diferentes teorias educacionais para problematizar os objetivos, a natureza e as finalidades da escola, bem como dialogar sobre os processos educacionais atinentes a diversidade humana e cultural. Para isso, haverá atividades semanais ou mensais que visam promover a aquisição dos conhecimentos filosóficos e históricos da educação. Por isso, fiquem muito atentos a programação. É importante se organizar antecipadamente para as leituras, fichamentos e síntese. Proponha-se a ler e estudar. Se não compreender, procure o professor para solucionar suas dúvidas ou complementar seus conhecimentos nas atividades síncronas e assíncronas.

Em suma, a formação do profissional da educação passa pelos estudos do pensamento filosófico-educacional. O objetivo é dialogarmos acerca da educação e refletir com base na filosofia. Algumas atitudes são fundamentais na disciplina como: questionar, distinguir, esclarecer, descrever, interpretar, dissertar e pensar.

SOBRE O PROFESSOR
 

JOÃO HENRIQUE DA SILVA (Sinal em Libras)

É doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados, especialista em Direito Educacional pelo Claretiano. Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Faculdade Católica de Pouso Alegre. Também cursou Pedagogia pelo Claretiano. É professor adjunto do Departamento Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Já trabalhou como professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFRR, UTP e Uniso. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Diversidade. É pesquisador da Rede de Educação Especial no Campo (UEPA) e do Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação (GPTeFE). Além de ser membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), na condição de Parecerista Ad Hoc do GT 15 - Educação Especial - e do GT Pessoas com Deficiência em Escolas Públicas do Campo - Frente das Escolas do Campo, do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3440242119047858 

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0277-0466 

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