- Leitura obrigatória do mês de maio é o capitulo 1 (páginas 11 a 25) do livro Novas Trilhas no modo de fazer pesquisa em Educação Especial;
- Videotutorias, nos dias 15 e 29 de maio de 2023, das 19h30 às 20h30;
- Chat, dia 22 de maio de 2023, das 19h30 às 20h30.
Com base nesse material, nos foi solicitado que participássemos do Fórum da Síntese sobre Ética na Pesquisa e Pesquisa Qualitativa e Quantitativa.
Após participarmos do CHAT em 22/05/2023, realizei a produção do meu texto, que segue abaixo:
ÉTICA NA PESQUISA
Falar em Ética na pesquisa, não pode em hipótese nenhuma ser banal.
Fora os materiais fornecidos aqui pelos professores, muito se fala sobre isso em todas as comunidades acadêmicas e científicas.
No site E-Cycle (visto em https://www.ecycle.com.br/o-que-e-etica/) tem uma boa explicação sobre ética e sua função.
Resumindo é entender o que é certo e errado, e com base nisso pautar suas ações. Mas a ética, pode ser subjetiva, dependendo da sociedade em que você vive. O que é certo para uns pode não ser para outros, e essa cultura tem que ser respeitada.
Mas quando falamos do meio acadêmico e científico, algumas regrinhas, escritas ou não, foram colocadas e repassadas ao longo do tempo e devem ser seguidas, para que sua pesquisa, não tenha nenhum tipo de ato antiético.
Fazendo mais algumas pesquisas sobre esse assunto, encontrei no site da Universidade Federal de Minas Gerais, um artigo bem interessante que vale a pena ler e recomendo a todos. Esse artigo pode ser visto no Link https://biblio.direito.ufmg.br/?p=1881.
De qualquer forma, como forma de resumir o artigo, trago aqui uma tabela que eles colocaram sobre o que pode ser ético e o que não é ético para as pesquisas. Óbvio que é o resumo do resumo, e dependendo do tipo de pesquisa que você estiver fazendo, tem muitos mais itens a acrescentar a essa tabela. O que não se pode esquecer nunca é: sua pesquisa deve ser pautada em verdade, honestidade e transparência.

PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA
Modelos de pesquisas aplicados e que devem ser usados de acordo com a necessidade. Mas, usar as duas, ao mesmo tempo, na mesma pesquisa, pode fazer com que os resultados se tornem muito mais abrangentes.
1) QUANTITATIVA: Visa a coleta de dados numéricos. Tem resultado objetivo. A ideia é saber quanto de cada questionamento existe. Por exemplo: Em uma escola quantos meninos e quantas meninas.
2) QUALITATIVA: Visa coleta de dados subjetivos. Não se preocupa muito com a quantidade, mas com o que resultou subjetivamente. Usa muito perguntas com “por que”.
No site da Educapes, tem um pdf bem interessante da PROF DR TAÍS VERONICA C VERNAGLIA que com algumas imagens simples, exemplifica bem a diferença entre uns e outros. Pode ser encontrado em https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/581071/4/Pesquisa%20Qualitativa.pdf. Vale a pena conferir.
Abaixo coloco algumas imagens utilizadas pela Prof Dr. Taís para caracterizar a diferença entre essas pesquisas.


Creio que essas duas imagens dão uma visão ampla sobre os dois tipos de pesquisa. Mas é sempre interessante se aprofundar.
Bons estudos a todos!
FEEDBACK DO PROFESSOR:Ainda não obtive retorno do professor quanto a essa entrega. Acredito que eu tenha seguido o que me foi orientado, mas não tenho certeza. O professor tem até 28/07/2023 para nos dar um retorno. Assim que tiver, eu posto aqui.