As orientações foram:
Após a leitura e o documentário assistido, poste no fórum as suas respostas conforme as perguntas abaixo, em formato de texto dissertativo-argumentativo (texto corrido ou por questão):
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Qual a crítica ao NEM no documentário?
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Qual ou quais teoria(s) educacional(is) está presente no NEM? Justifique sua resposta.
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Qual a perspectiva teórica educacional espera-se que o Ensino Médio assuma ou seja realizada na perspectiva dos interlocutores do documentário? Por quê?
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Para você, qual ou quais teorias educacionais pretenderia realizar como professor de educação especial? Por quais razões?
Ao entrar nesse assunto, percebi o que quanto eu não sabia sobre ele. O que me fez buscar mais informações para que eu conseguisse entender o porque de tanto apoio contra o NEM.
É fácil entender porque a informação é a mola que move o mundo e porque a quantidade de conhecimento é que vai determinar quem terá mais oportunidades na vida.
Meu ex-marido, Português, é fluente em inglês desde a época da escola, pois era matéria obrigatória e cobrada em sua fluência. Entre os 20 e os 30 anos, ele adquiriu fluência em Espanhol e Francês. Ele me contou que, em função de ter escolhido trabalhar com o Turismo, passou um ou dois anos, em cargos que ele não queria, mas que não conseguia a vaga desejada pois nada falava de outras línguas. E então ele me contou que isso foi culpa dele mesmo. Quando ele tinha uns 12 anos, foi oferecido na escola, no contra turno escolar, aulas de outras línguas além do inglês, entre elas o francês, espanhol e alemão. Quem quisesse poderia se inscrever, não haveria custo nenhum, mas precisaria estar na escola três tardes por semana. Não era obrigatório. O que ele fez? Optou pela “pelada” junto com os colegas de escola. Como ele disse: como dizer a um jovem que algum estudo não é obrigatório? Ele vai optar pelo lazer.
E com base nessa historinha, vamos começar conversando sobre as diferenças entre os dois modelos: o anterior e o tal do NEM. De uma forma bem resumida, é assim:
ANTES: 12 matérias (Biologia, Física, Química, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática), cerca de 2400 horas distribuídas em 3 anos, formação geral. Português dividido em etapas, onde se inclui a Literatura e Matemática também dividida em etapas.
NEM: Mantém as matérias agrupadas em Ciências Humanas e Sociais (Filosofia, Geografia, História, Sociologia), Linguagens e suas tecnologias (Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa), Ciências da Natureza e suas tecnologias (Biologia, Física, Química), Matemática e suas tecnologias (Matemática). A carga horária aumenta para 3000 horas em três anos, mas nessa carga horária inclui os Itinerários formativos que devem ocupar nesses três anos 40% do total de horas. Apenas Inglês, Português e Matemática devem ser dados nos três anos, e a carga horária para os grupos de matérias não devem ultrapassar 1800 horas. Ou seja, 600 horas a menos para o ensino de formação geral.
Os itinerários formativos, merecem um parágrafo a parte. A ideia é que, dentro de um leque de opções, os alunos escolham em qual das áreas eles querem se aprofundar (dentro do leque de grupos de matérias fornecido) ou se querem se aprofundar em alguma formação técnica. São considerados optativos (porque o aluno escolhe onde quer se aprofundar) e obrigatórios (pois fazem parte da carga horária do ano letivo). Para cumprir a carga horária de 3000 horas, é autorizado que 20% para as turmas diurnas e 30% para as turmas noturnas sejam no formato EAD.
Mas aí vem as questões: Como se aprofundar na área de Ciências da natureza e suas tecnologias, sem um laboratório para fazer seus experimentos? Como se aprofundar em Linguagens e suas tecnologias, quando algumas escolas mal tem bibliotecas e quando se fala de salas de leitura ou produção de texto ou até mesmo de debate e interpretação de livros não existe? Como se aprofundar em Ciências Humanas e sociais sem partir para o campo para ter contato com as pessoas e aprofundar suas pesquisas e hipóteses, sem o dinheiro necessário para isso? Até quando, o seu bairro será suficiente para esse aprofundamento? Como se aprofundar em Matemática e suas tecnologias quando fica quase que óbvio que a maioria dos jovens escolheria IA, Robótica, Programação, sem laboratórios próprios para isso?
Aí vem a grande crítica que vimos no documentário. Sempre existiu um abismo entre as escolas públicas e particulares, pois nas particulares sempre tem mais recursos. Quando eles começam a igualar os currículos para que os alunos da escola pública tenham um pouco mais de chance, vem esse NEM para colocar um abismo 10 vezes maior entre os dois tipos de ensino. Pois está claro que nas escolas particulares, com mensalidades a cima de R$ 1.000,00, haverá tudo que os alunos precisam para fazer seus itinerários. E aí, vai se falar sobre o que? Meritrocracia? Sem oportunidades iguais? Onde está o mérito?
O professor nos fez uma pergunta na última vídeotutoria, onde ele questiona o que é o Ensino Médio para nós. Demorei a entender, e não sei se estou certa, mas acredito que o Ensino médio é o elo que liga o ensino fundamental básico com a universidade. Temos nesse ensino, fortalecimento dos conhecimentos adquiridos até chegarmos nele, e preparação para seguirmos em frente com nossa capacitação que nos dará, aí sim, um futuro profissional.
Mas, com o NEM, isso se torna quase que impossível. Como alterar o ensino médio, simplesmente no papel? O que estavam pensando? E os professores, foram capacitados para assumir mais matérias, ou para dar aulas de forma diferente do que aprenderam em suas universidades? Jogar a bomba e mandar o povo se virar, não é a atitude que queremos de nossos governantes.
Tudo bem que sabemos que as pessoas não são muito a favor de mudanças, e isso sempre dá um engasgo. Mas uma mudança imposta, e sem fornecimento da estrutura, não tem como ser aceita.
Quanto ao questionamento de qual a Teoria que se encaixa no NEM, eu creio que a Tecnicista, pois, nossos governantes sabendo que não há estrutura para que os itinerários sejam feitos, a maior parte dos alunos, será encaminhado para os cursos técnicos, onde então, serão preparados para um trabalho de nível médio. Não digo que claramente isso esteja definido na nova lei, mas acredito ser a intenção.
Eu acredito na teoria humanista. Acredito que olhar o ser humano com suas características próprias e singulares que faz de cada um o que ele é, focar nos seus interesses, é uma boa forma de ajudar o aluno a chegar a um objetivo. Mas acredito que para que o aluno possa dar esse passo, de determinar qual é o objetivo dele, ele deva ter acesso a todo o conhecimento que for possível, para então poder decidir. Quando você elimina da vida dele uma parte desse conhecimento, está tirando dele a opção de escolha. O que é mais estranho é que essa proposta pode até ser confundida com o Nem, ou não?
Seria interessante podermos ter a teoria humanista junto com a histórico crítica.
Na teoria histórico critica, além de favorecer o diálogo e o debate, onde o professor não se coloca como centro do ensino, mas sim como o facilitador que vai auxiliar na construção do conhecimento, é levado em conta os interesses dos alunos, assim como seu ritmo de aprendizagem.
Eu acredito que dando as ferramentas e acesso ao conhecimento, os alunos conseguem sim, evoluir e caminhar para onde escolherem, e serem produtivos e realizados durante essa jornada.
Mas enquanto jovens, precisamos orientar esse caminho, pois voltando a história inicial do meu ex-marido, um jovem acaba escolhendo o que é mais simples para ele naquele momento, principalmente jovens de escolas públicas que, em sua maioria, não tem uma estrutura familiar de suporte e vão para a escola para comer.
Outro assunto que me intriga é que o NEM não se refere em nenhum momento, salvo engano meu, aos alunos com necessidades especiais. Só vejo uma alteração na LDB já em 2021, no que se refere ao ensino de Surdos. O NEM separa quem já não tem oportunidades em todas as direções.
FEEDBACK DO PROFESSOR:
Ainda não obtive retorno do professor quanto a essa entrega. Acredito que eu tenha seguido o que me foi orientado, mas não tenho certeza. O professor tem até 28/07/2023 para nos dar um retorno. Assim que tiver, eu posto aqui.